O primeiro semestre de 2024 já se passou e com ele encerra um ciclo importante no mercado imobiliário. Na Quadra Realty, por exemplo, tivemos um semestre repleto de novos projetos, eventos e parcerias que fizeram a diferença para os avanços que tivemos durante esse período.
Em 2023, o mercado de imóveis de alto padrão no Brasil registrou um aumento significativo nas vendas, especialmente em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), houve um crescimento de 10% nas vendas de imóveis de luxo em comparação ao ano anterior. Um estudo realizado pela Brain Inteligência Estratégica revelou que o segmento de imóveis de luxo e superluxo em São Paulo cresceu 40% em 2023, movimentando um valor geral de vendas de R$ 50 bilhões.
As expectativas para 2024 eram de um ano de crescimento moderado, mas os resultados até agora mostram um mercado mais dinâmico do que esperávamos. No primeiro semestre deste ano, o volume de vendas já superou o mesmo período do ano passado. Acreditamos que essa alta demanda é impulsionada pela redução da taxa Selic e pelos novos lançamentos aguardados, além também da alta procura por imóveis de segunda moradia, na Praia e Campo.
Apuramos os números do primeiro semestre de 2024 e as notícias são ótimas. Não apenas para nós da Quadra Realty, mas para todo o mercado imobiliário de alto padrão. Segundo Graziela Monteiro, diretora de marketing da Quadra Realty, “já atingimos em VGV 60% do resultado esperado para o ano de 2024, isso significa uma alta 102% acima do valor realizado no mesmo período do ano passado”. Os números mostram o aquecimento considerável pela busca de imóvel de luxo de Praia, Campo e São Paulo.
Considerando que 28% desse resultado foi realizado pela área de Campo, com resultados expressivos com as 2 maiores vendas já realizadas na Fazenda Boa Vista, com valores acima de R$ 73 milhões. Isso evidencia a alta procura pelos condomínios no interior de São Paulo. Muito dessa procura está ligada à infraestrutura de lazer e esportes desses complexos, além do fácil acesso e da proximidade dos condomínios à cidade.
Para Praia também estamos acima do realizado no mesmo período de 2023, mesmo no período de baixa, considerando que o inverno não foi tão rigoroso como os anteriores, mantivemos a busca por imóveis no litoral bastante aquecida. Com o bom desempenho no primeiro semestre, a equipe do litoral agora se prepara para os próximos meses com foco no verão e nos feriados de fim de ano, período que sempre atrai novos visitantes, compradores e investidores.
Já a jovem área de São Paulo, o resultado expressivo fica a cargo dos imóveis com perfil de investimento, mais precisamente de apartamentos em lançamento e breve lançamento para os clientes que frequentemente investem no mercado imobiliário como negócio. Para Lilian Rafoull, corretora especialista na Quadra Realty, a principal tendência para os próximos meses em São Paulo são os novos apartamentos que estão sendo desenvolvidos a todo vapor. Com projetos assinados por arquitetos renomados, os apartamentos recém-finalizados se destacam pela sua forte valorização imobiliária, o que também traz atenção dos investidores.
Neste primeiro semestre, a Quadra Realty esteve presente em diversos eventos importantes e iniciou projetos inovadores. Fechamos o patrocínio da Tiro Certo, uma academia de golfe localizada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, com foco no treino e profissionalização de esportistas. Como patrocinadores, também participamos do 54º Aberto do São Fernando Golf Club, um dos mais tradicionais torneios de golfe do Brasil.
Acompanhando as tendências históricas do mercado, consideramos que o primeiro semestre é sempre o período de menor volume de vendas. Graziela também conta que, “estamos muito animados para o próximo, considerando que o número de procura por imóveis no site e outros canais estão aumentando exponencialmente”, indicando que haverá uma continuidade no processo de vendas. A previsão para o Campo segue em alta já que com toda essa procura os condomínios existentes seguem investindo em infraestrutura e novos condomínios que não param de surgir no interior de São Paulo, para Praia que é um mercado já maduro, seguirá com o volume grande com alta esperada de aproximadamente 25%, já que a procura pela alta temporada começa agora no segundo semestre, com as locações de temporada.