Buscar

Os destaques do Salão do Móvel de Milão de 2024

Conversamos com a arquiteta Sabrina Salles, também nossa correspondente direto de Milão, que nos contou quais as tendências do maior evento de design do mundo
22 de abril de 2024
Instalação Under the Surface | Foto: Salone del Mobile/ Salotto.NYC/Divulgação

Durante a última semana, entre os dias 15 e 21 de abril, a cidade de Milão, na Itália, foi, mais uma vez, palco de muita criatividade e inovação. O Salone del Mobile 2024 é a 62ª edição do evento que reúne ao todo 1.900 expositores com diferentes tipos de produtos, desde móveis, iluminação até eletrodomésticos e mobiliário para área de lazer, cozinha, espaço de trabalho e banheiro.   

O evento mais aguardado no universo do design se tornou um verdadeiro termômetro de novidades e próximas tendências. Os participantes têm a oportunidade única de explorar uma ampla gama de exposições, palestras e instalações que abrangem desde designs mais tradicionais até conceitos mais contemporâneos. Dos estandes das marcas mais estabelecidas até os espaços dedicados a novos designers, os visitantes podem mergulhar em um mundo de criatividade e funcionalidade. A diversidade de estilos e abordagens torna o Salão do Móvel de Milão um evento verdadeiramente inspirador para todos os entusiastas do design. 

A última edição do Salão do Móvel contou com cerca de 308 mil visitantes, sendo 65% profissionais e compradores de outros países fora da Itália. A lista é liderada pela China, seguida pela Alemanha, França e Estados Unidos. O Brasil esteve empatado com a Espanha em quinto lugar, e é o país que mais se destacou entre os latino-americanos. Para este ano, a expectativa do evento era receber aproximadamente 400 mil pessoas no decorrer da semana. 

As principais tendências 

Arquiteta Sabrina Salles durante o Salão do Móvel de Milão 2024

Para a arquiteta Sabrina Salles, que esteve presente no evento, os sofás com novos formatos, as cores e a tecnologia são os maiores destaques da feira este ano. “Gostei muito dos sofás da Edra, bem versáteis em estilo ilha com muitas cores e formatos inusitados”, afirma a arquiteta. Ela ainda comenta que os sofás se tornam peça principal da sala, como uma obra de arte. Já em relação à tecnologia, Sabrina chama a atenção para itens de cozinha e banheiro. Ela conta que: “O que mais me brilhou os olhos foi o cooktop com coifa embutida e a diversidade de chuveiros com diferentes designs”. 

Outra tendência marcante do evento estão as cores que irão tomar conta dos ambientes, em especial, os tons terrosos, rosados e tonalidades como mostarda e amarelo para os sofás. A cor que mais se destacou este ano foi o marrom, uma cor clássica e potente.  

Presença brasileira

Sollos de Jader Almeida é uma das marcas brasileiras presentes no Salão do Móvel de Milão | Foto: Projeto Brazilian Furniture/Divulgação

O Brasil marcou presença no Salão do Móvel de Milão trazendo peças e elementos que traduzem a essência da cultura brasileira. O Brazilian Future Project, é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e é a principal representação do país no evento. Para 2024, o Brasil esteve presente com 8 empresas e uma exposição com 22 marcas e mais de 40 designers nacionais.  

Quadra Realty
Referência no mercado de alto padrão, o Grupo Quadra oferece uma experiência exclusiva através de suas três marcas distintas: Quadra Realty, Quadra Yachts e Visar. Com atuação estratégica que une o dinamismo de São Paulo à tranquilidade do campo e do litoral, o grupo entrega excelência e sofisticação em imóveis e embarcações de alto padrão.